O que mais se ouve por aí, é que toda empresa deve investir em novos métodos ao planejar suas vendas. E sempre surgem dificuldades quando o assunto é qual abordagem adotar.

Em suma, 2 modelos distintos: Inbound Marketing e Outbound Marketing. Onde, os defensores dessas metodologias, discutem e defendem seus pontos o tempo todo.

Porém, não podemos pensar que um modelo seja melhor que o outro. Na realidade, ambos têm seu papel no planejamento estratégico. E, dependendo do tipo de negócio, o nível de importância de um e outro podem variar.

 

Inbound Marketing X Outbound Marketing

São duas formas opostas de trabalhar as estratégias de marketing de uma empresa.

Enquanto Inbound Marketing visa despertar o interesse do cliente através de conteúdos relevantes que o faça chegar até seu produto. O Outbound Marketing segue a linha tradicional, com o uso de propagandas físicas e digitais.

 

Inbound Marketing

Em um português livre, Inbound Marketing quer dizer marketing de atração. Ou seja, a principal ideia não é ir até o cliente. Mas sim despertar o interesse dele, de forma que venha até você, se interessando pelo o que sua empresa oferece.

Desta forma, a atração é conquistada através de conteúdos de qualidade para o seu público. Sendo assim, a produção de conteúdo, seu principal combustível. Portanto, é necessário que os conteúdos sejam de qualidade e que se comuniquem com as pessoas certas.

Além da ideia principal de atrair o público e despertar seu interesse genuíno nos produtos ou serviços da empresa. Também é preciso entender bem quem é esse público.

Ou seja, primeiro deve-se saber quais são suas dúvidas, interesses e desafios. Para então oferecer conteúdo/materiais que o ajude a resolver seus problemas ou encontre uma oportunidade. Onde é, exatamente, o seu produto/serviço de sua empresa.

 

Outbound Marketing

Sendo chamado também de marketing tradicional, o Outbound Marketing, tem como principal objetivo trazer clientes oferecendo serviços ou produtos. Em suma, a ideia é ir até o cliente de maneira ativa.

A princípio, esse tipo de marketing cresceu muito com o uso de propagandas em meios. Como por exemplo: TV, jornais, revistas, cartazes, patrocínio de eventos, enfim, os mais tradicionais de publicidade.

Porém, além desses meios, podemos encontrar o Outbound no meio digital também. Você, certamente, já foi interrompido por uma propaganda enquanto assistia a um vídeo na internet, certo? Banners, e-mails em massa e pop-ups são alguns tipos de publicidade presentes nessa estratégia.

 

Vantagens: Inboud Marketing x Outbound Marketing

Como dito acima, um modelo não é menos importante que o outro. Contudo, cada um desempenha seu papel no planejamento estratégico, dependendo do nível de importância. Vemos isso através das vantagens.

 

Inbound Marketing

Apenas o fato de consumidores buscarem soluções para seus problemas por meio de mecanismos de busca e navegarem o tempo todo nas redes sociais. Já são ótimos argumentos pelos quais sua empresa não pode ficar de fora desse novo marketing.

Juntamente com as ações propostas pelo inbound marketing, é possível indicar facilmente o valor investido, onde foi investido e qual é o retorno para sua empresa.

Da mesma forma que temos o retorno garantindo, o inbound marketing custa cerca de 62% mais barato comparado ao marketing tradicional. Que, por sua vez, vem se firmando como uma técnica cada vez mais ultrapassada.

Mesmo sendo uma estratégia considerada nova, já provou ser uma metodologia que funciona e entrega resultados mensuráveis para quem o aplica. E é importante a ressalva de que o trabalho de Inbound Marketing é continuo e necessita de uma equipe ou agência especializada para executá-lo.

 

Outbound Marketing

Em contraste com o inbound marketing, o outbound marketing possuí um menor tempo de resposta do cliente. Em campanhas de curta duração, recomenda-se esse investimento, já que o retorno costuma ser rápido graças a estratégia mais direta.

Dentre as vantagens do outbound marketing, está o retorno no investimento (ROI) mais rápido. As estratégias Outbound, podem ter um caminho mais rápido, sendo possível montar estratégias para resultados a curto prazo.

Bem como o inbound marketing depende apenas da internet, a prospecção do outbound marketing pode ser feita em uma diversidade de canais. Como por exemplo: propaganda em tv, rádios, revistas, eventos próprios e de terceiros, panfletagem, outros… E muitas outras opções.

E, por fim, os profissionais que dominam o outbound marketing são mais fáceis de se encontrar. Por ser uma prática mais antiga e que utiliza de ferramentas clássicas, encontrar profissionais capacitados e conhecem o que é outbound marketing é mais fácil.

 

Conclusão

Nesse post, vimos que trabalhar com o inbound marketing, não exclui a possibilidade de trabalhar como outbound marketing. E vice-versa.

Ainda que suas diferenças sejam bem salientes, ambos os métodos juntos podem se completar. E, juntos, formar uma poderosa estratégia de marketing para o seu negócio.

E aí, compreendeu um pouco mais sobre Inbound Marketing e Outbound Marketing?

Deixe sua opinião nos comentários e, caso tenha sobrado aquela dúvida e acesse nosso canal do Youtube e entenda mais!

Comentários

Comentários