Se você usa redes sociais, como Instagram, TikTok ou Facebook, provavelmente já se deparou com algum post ou vídeo sendo compartilhado milhares de vezes, recebendo muitos comentários e curtidas. Isso é o que chamamos de conteúdo viral.
Esse tipo de conteúdo é criado estrategicamente, utilizando gatilhos mentais e outras técnicas para que as pessoas se identifiquem com o assunto e ele se espalhe organicamente através de compartilhamentos.
Agora, imagine se esse post fosse do seu negócio? Quantas pessoas seriam impactadas por esse conteúdo e veriam sua empresa de forma diferente? A ideia é genial, mas viralizar não é tão simples. Muitos fatores influenciam essa estratégia.
O que é conteúdo viral?
Conteúdo viral é, como o nome sugere, um conteúdo que se espalha rapidamente e gera alto engajamento. As principais características desse tipo de conteúdo são: grande quantidade de visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos, atrelados à velocidade com que ele se populariza.
O ponto positivo dessa estratégia de marketing é que o próprio público-alvo divulga o conteúdo de forma orgânica. Isso permite economizar em anúncios pagos e direcionar essa verba para outras áreas do negócio que irão contribuir para o seu crescimento.
Exemplos de conteúdos que viralizaram ao longo dos anos
De tempos em tempos, campanhas e memes se tornam virais. Por exemplo, há campanhas que usaram bordões e se tornaram parte da cultura popular, com frases que todos repetiam. Outras vezes, vídeos de campanhas virais se espalham rapidamente, levando mensagens importantes de forma divertida ou emocional.
Como criar conteúdos virais para o meu negócio?
Agora que você já sabe o que é conteúdo viral e relembrou alguns sucessos, chegou a hora de botar a mão na massa e criar o seu próprio. Vamos lá!
Gatilhos mentais
Gatilhos mentais são estratégias que induzem os clientes a tomarem uma ação. Eles podem ser de desafio, autoridade ou reconhecimento, por exemplo.
Para aplicá-los, é importante pensar em conteúdos alinhados com os valores da sua empresa. Ao sentir algum tipo de identificação, o público vai associar o nome ou a imagem do negócio a um sentimento ou experiência que teve, fixando na memória.
Temas relevantes
Seu conteúdo agrega algum valor aos clientes? Se você não tiver a resposta na ponta da língua, é melhor repensar sua estratégia!
As pessoas compartilham o que acham interessante, engraçado ou se identificam. Para fazer com que o conteúdo atinja de fato o seu público-alvo, traga valor para o que você compartilha. Um bom exemplo é abordar pautas importantes de forma bem-humorada ou esclarecedora.
Humor
Quem não ama dar risadas? Existem pessoas que ficam horas rolando o dedo na tela e consumindo todos os memes disponíveis. Por isso, invista nessa técnica!
O humor tem grande potencial de se tornar viral pelo fato de se aproximar do público através das emoções.
Narrativa
As histórias têm valor sentimental e as pessoas amam compartilhá-las.
Conte a história de como você chegou aonde está ou como surgiu a ideia de criar o produto ou serviço que vende. Se houver identificação com o seu público, com certeza ele irá se engajar! Transmita uma narrativa convincente e que mereça ser compartilhada.
Efeito chiclete
Alguns conteúdos parecem chicletes: grudam na nossa mente e não saem jamais. Essa é uma boa técnica para inserir nos seus conteúdos. Pense em músicas, repetição de palavras ou expressões que podem reforçar a ideia na memória do consumidor.
Não se esqueça de compartilhar os conteúdos em mais de uma rede social, para que cada vez mais pessoas vejam suas campanhas!