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Click and Mortar: integrando o físico com o digital

A busca por estratégias omnichannel, integrando lojas físicas e lojas online, passou a ser quase um requisito para o sucesso do seu negócio. Por isso, o modelo de negócios Click and Mortar é uma das grandes tendências do mercado atual.
Geralmente, as empresas que passaram a seguir e implantar o modelo Click and Mortar nos últimos anos costumam vir de um passado bem sucedido de lojas físicas, no modelo chamado “bricks and mortar”.
Mas vamos tentar deixar esses conceitos mais fáceis de entender. “Bricks and mortar”, em tradução livre, nada mais é do que “tijolos e argamassa”. Ou seja, é um termo para empresas que trabalham apenas com lojas nas ruas ou em centros comerciais.
Dessa forma, quando tiramos os “tijolos” e substituímos por “cliques”, significa que nós começamos a introduzir o digital nesse modelo tão tradicional de vendas.
Ainda ficou um pouco confuso? Não se preocupe, continue lendo e eu vou explicar de forma bem simples o que é o modelo Click and Mortar e como ele pode ser a chave para a competitividade do seu negócio.

O que é Click and Mortar?

Primeiramente, como eu expliquei sobre o significado de “bricks and mortar”, Click and Mortar poderia ser traduzido como “clique e argamassa”.
É mais um trocadilho com um termo em inglês conhecido do que qualquer outra coisa, porém é muito direto sobre a definição do que é o modelo Click and Mortar.
Primeiro, o “click” se refere ao digital, ao canal de vendas online do negócio. Logo, a “argamassa”, ainda presente na expressão, indica que nesse modelo também tem um canal de vendas por lojas físicas.
Assim, o tipo de negócio Click and Mortar é aquele que consegue integrar os canais de venda tanto offline quanto online. E exemplos grandes e bem sucedidos não faltam para esse modelo.

Empresas modelo do Click and Mortar

Lojas Americanas, Magazine Luiza, Casas Bahia, Extra, Ponto Frio, etc. Você com certeza já passou para fazer compras em alguma dessas lojas, mas sabia que elas também são alguns dos maiores e-commerces do país?
Por isso, esses são alguns exemplos de grandes redes do varejo que conseguiram ver na abertura de suas lojas virtuais e na integração com a sua rede física de estoque e vendas uma oportunidade de crescimento.
Entretanto, uma grande rede que viu uma grande oportunidade no modelo Click and Mortar, mas teve que fazer essa integração de maneira inversa foi a Amazon.
A Amazon hoje é uma varejista que domina o canal de vendas online. Porém, nos últimos anos, a empresa também tem se esforçado para abrir lojas físicas, porque ela reconhece a importância desse canal de vendas.

Como o Click and Mortar funciona?

À primeira vista, o modelo Click and Mortar, com esse nome, parecia algo que você não estava familiarizado ou que você nunca tinha visto na vida.
Mas eu acredito que todos nós já nos beneficiamos da maneira que essa integração entre o físico e o digital funciona.
Afinal, quem nunca foi até uma loja física, gostou de algo e decidiu comprar pela website da rede, às vezes com uma oferta melhor e entregue direto na sua casa?
E com o Click and Mortar, podemos fazer compras também no sentido inverso, do digital para o físico. Por exemplo, você pode comprar online e retirar em uma loja física.
Ou, até mesmo, conhecer um produto como uma roupa pelo site e conferir pessoalmente em alguma loja, para saber melhor sobre o tamanho, tecido, caimento e concluir a compra.
Enfim, o Click and Mortar é mais uma estratégia de omnichannel que pode ajudar o seu negócio a alcançar os seus consumidores.
Porém, os benefícios não param por aí.

Quais os benefícios do Click and Mortar

Um dos primeiros benefícios que o modelo Click and Mortar pode oferecer para a sua empresa é o corte de diversos gastos e uma maior eficiência de alguns processos internos.
Juntamente com o processo de criar e manter o website de vendas, você terá um maior controle sobre sobre o seu estoque e inventário de produtos, ao mesmo tempo que reduz a intermediação de funcionários e automatiza processos.
A empresa terá acesso 24 horas por dia aos seus clientes, muitas vezes em uma maior faixa de localidades. Além disso, cerca de 60% das pessoas utilizam a internet para pesquisar e comparar preços antes de realizar uma compra, sendo de certa forma essencial ter esse canal de vendas.
Por fim, apenas o fato de uma loja possuir um website já traz uma confiança ao consumidor, assim como empresas que possuem lojas físicas também aparentam mais “seriedade” e menos riscos ao consumidor.
Dessa forma, manter o modelo Click and Mortar valoriza o seu negócio e auxilia na construção de sua reputação.

Conclusão

Em suma, o modelo Click and Mortar é aquele que melhor consegue integrar o físico com o digital, numa estratégia omnichannel para sempre alcançar seus clientes.
Diversas grandes empresas foram bem sucedidas na criação dos seus ambientes digitais, e, se você ainda não investiu em em formas de ampliar os seus canais de venda, você pode estar perdendo oportunidades para fazer o seu negócio crescer.
Entretanto, aplicar qualquer tipo de novo modelo precisa sempre de um planejamento e de um foco especial na melhora da experiência de compra do seu consumidor. Se feito sem preparo, apenas por fazer, você pode criar um conflito de canais.
Caso você queira ficar sempre por dentro de como fazer os melhores planejamentos para a sua empresa e conhecer o tipo certo de modelo para atingir os seus objetivos, continue sempre acompanhando o Canal do Consultor.
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Até a próxima!

Global Project

Consultor de estratégias comerciais e empreendedorismo desde 2007, formado em Marketing, especializado em Andragogia, empresario no ramo Publicidade, Marketing, Sistemas Online, Comunicação Visual, E-commerce e uma loja de produtos para Artesanatos. Católico, casado, pai de uma filha linda (e muito ciumento), corintiano (ninguém é perfeito), escoteiro (sempre alerta), adora cozinhar e que tem como hobbies viagens (praia principalmente), acampar, trabalhos voluntários, cinema, teatro e música. Adorador de frases de impacto como “existem dois perfis no mercado, os que choram e os que vendem lenços” (Nizan Guanaes) e “a maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns” (Abraham Lincoln).

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