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Sejam bem-vindos ao Canal do Consultor! Hoje, eu vim aqui te explicar um pouco sobre os modelos de venda que são feitos no comércio digital. Entenda o que essas inovações e tendências do e-commerce representam para o seu negócio e quais as melhores oportunidades dentro da web.

As tendências do e-commerce: compra e venda na internet

Em primeiro lugar, não é novidade para ninguém que nos últimos anos as vendas por e-commerce decolaram de vez. Mas se você acha que tudo funciona igual na internet, saiba que não é bem assim.

Por vezes, as mesmas estratégias tradicionais de planejamento comercial não funcionam para os vários casos de e-commerce que vou falar neste texto.

Desde a integração da internet nas nossas vidas, nós temos mais praticidade para comprar tudo o que quisermos de grandes lojas e marcas.

Quem nunca aproveitou da comodidade da internet para comprar algo que você poderia conseguir no shopping ou na esquina de casa, seja pelo preço muito melhor ou apenas uma daquelas compras da madrugada?

Do mesmo modo, como toda relação é uma via de mão dupla, as plataformas online, além de ótimos lugares para compra, também oferecem novas oportunidades para compor sua renda.

Com as adaptações de nosso consumo ao e-commerce, também ficou muito mais prático vender ou encontrar oportunidades profissionais na internet, mesmo como pessoa física.

Se você quer entender melhor sobre essas tendências do e-commerce e começar a aproveitar novas oportunidades de empreendimento, continua aqui comigo que eu explico tudo!

Assim que terminar este texto, você vai ficar por dentro de quais são as melhores estratégias para seu sucesso comercial na web.

Quais são os tipos de e-commerce?

A partir dessas configurações e transformações do mercado digital, as negociações na internet são classificadas atualmente em diversos tipos.

Atualmente, nós nos referimos a cada um desses canais por sua respectiva sigla: B2B, B2C, C2C, C2B…

À primeira vista, as siglas parecem nomes de dróides de Star Wars? Na verdade, é bem mais simples. Deixa que eu te explico.

B2B e B2C

Anteriormente, eu já falei um pouco sobre esses dois tipos de operações e principalmente sobre suas diferenças, suas estratégias e como acontecem online. Porém, vamos retomar rapidamente.

A sigla B2B é utilizada para as vendas de empresas para empresas (Business to Business). Nessas relações, as empresas podem utilizar da internet e suas marketplaces para comprar bens e serviços de outras.

Posteriormente, as empresas podem utilizar da própria internet para revender as mercadorias. Dessa foram, essas revendas são feitas em uma dinâmica que chamamos B2C, que é a venda de empresas para consumidores e, por isso, é chamada de Business to Consumer.

venda e compra e-commerce

Tendências do e-commerce: C2C

Quando nós seguimos essa lógica, C2C é a sigla que se refere as vendas de bens e serviços entre pessoas físicas (Consumer to Consumer).

Todavia, esse tipo de venda, que não tem a participação de uma empresa (pessoa jurídica), costuma ser realizado em plataformas que possibilitam a intermediação das negociações.

Esse é o caso de plataformas muito presentes no mercado digital atual, como Mercado Livre, Shopee e Ebay.

Como em teoria qualquer um pode participar do mercado C2C, as negociações nessa modalidade possuem menos formalidades e uma maior flexibilidade de preços.

Essa flexibilidade se dá a partir de diversos fatores, como se o produto é usado ou novo ou até mesmo a qualidade de serviço e suporte.

 

Tendências do e-commerce: C2B

Enfim, dentro do ecossistema de tipos de e-commerce, o C2B (Consumer to Business) ainda não é tão difundido, mas é considerado uma das tendências do e-commerce. Esse modelo é uma forma nova de trabalhar o seu investimento na web.

A venda de fotos, ilustrações e vetores é uma das transações mais conhecidas entre pessoas físicas e empresas, e que é exemplo de um modelo C2B.

Nesse modelo, as empresas entram e assinam bancos de imagem (Shutterstock, Envato e etc.), e consomem diretamente do material que é feito por fotógrafos e ilustradores, na posição de pessoas físicas.

 

C2C: tendências do e-commerce e a força dos marketplaces

A princípio, nós podemos dizer que o comércio digital é tradicionalmente baseado no formato B2C, no qual as empresas vendem produtos diretamente para o cliente final, como eletrodomésticos, roupas ou até mesmo o ingresso do seu cinema.

Entretanto, nós vemos um interesse cada vez maior no potencial dos marketplaces C2C. Grandes empresas nacionais cresceram recentemente no ramo online, como o Magalu e Lojas Americanas.

Essas empresas viram a oportunidade de diversificar seus produtos e expandir seus negócios, abrindo espaço em seus sistemas para o C2C e às tendências e-commerce.

Originalmente de Singapura, a Shopee entrou no mercado brasileiro em 2019, oferecendo oportunidades para quem queria vender como pessoa física.

Recentemente, em entrevista recente à Folha de S. Paulo, o diretor de marketing da Shopee, Felipe Piringer, apresenta como encontrou uma forma de consolidar a plataforma no mercado brasileiro.

Através de atrativos para vendedores brasileiros, que são em grande parte pessoas físicas, hoje 87% das vendas no site são locais. Com o número invejável de mais de 2 milhões de vendedores locais (ou melhor, “sellers”), a Shopee já supera em mais de 1000% o número de vendedores em plataformas concorrentes, como o Magalu.

C2B: tendências do e-commerce e vantagens para empresas

À primeira vista, para você que tem uma empresa, uma das vantagens de adotar um tipo de negócio C2B é que você pode receber mais de uma oferta e versão para o mesmo produto ou serviço.

A partir dessa “concorrência” que é promovida, fica muito mais fácil escolher fechar negócios com o profissional que você sabe que encaixa exatamente na sua estratégia comercial e em seu orçamento.

Caso você seja um profissional e quer que o seu serviço seja impulsionado para alcançar as empresas certas, também não existe atualmente forma melhor que o meio digital.

Nós conseguimos ver, então, o como essa inversão da tradição de comércio B2C é algo inovador e com muitas possibilidades.

 

vantagens das estratégias c2c c2b

Conclusão

Desse modo, conhecer um pouco de cada tipo de e-commerce ­que acontece atualmente é um diferencial para conquistar o seu sucesso, mesmo que o seu desejo seja começar como pessoa física.

E trabalhar através das tendências do e-commerce, C2C e C2B, não isenta ninguém da necessidade de possuir um bom planejamento e estratégia de marketing digital.

É de grande importância que você consiga sempre se adaptar e otimizar suas formas de alcance para o seu público alvo.

Por isso, se você quiser estar sempre por dentro de todas as dicas das tendências do e-commerce e marketing digital, não se esqueça de sempre conferir o Canal do Consultor e se inscrever também no meu canal do YouTube.

Se você ficou com alguma dúvida, me conta nos comentários abaixo ou me chama no Instagram ou LinkedIn.

Até a próxima!

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