O Forecast é o orçamento ajustado (ou revisado) de uma empresa. Seu objetivo no ramo empresarial é garantir que as metas estipuladas sejam cumpridas sem alterar o orçamento inicial.

Quando falamos de orçamento, podemos chama-lo de Budget. Esse termo é mais abrangente e falado nas empresas e em seus setores. Portanto, sendo utilizado como medida para gastos em vendas, para despesas e custos no financeiro. Também como base de investimento no marketing e em outros setores.

O Budget e Forecast são um dos métodos mais populares de orçamento e controle empresarial. Assim, consiste em um orçamento (Budget) do tipo estático com metas e objetivos traçados para um determinado período. Além disso, durante o processo ele é ajustado e previsto por meio do Forecast.

Normalmente este acompanhamento é feito através de uma planilha de Forecast elaborada mensalmente. Sobretudo, onde se compara os valores projetados no Budget e os que efetivamente foram realizados no mês. Assim, depois da comparação, são calculados e ajustados (Forecast) os valores que precisam ser atingidos nos meses posteriores até o final do período definido. Como resultado, visando cumprir os objetivos traçados no orçamento inicial (Budget).

Exemplo de uso do Budget e Forecast numa empresa

Vamos supor que o orçamento (Budget) de uma empresa planeja investir R$ 3.000 por mês com despesas de marketing digital e no ano um total de R$ 36.000.

Porem em 8 meses de investimento o valor total aplicado foi de R$ 32.000 e não os R$ 24.000 previstos.

Como resultado, neste momento a planilha de Forecast irá calcular o quanto a empresa poderá investir até o final do ano sem que ultrapasse o seu Budget. Conseqüentemente, caindo o investimento para apenas R$ 1.000 por mês até o final do período, caso contrário irá estourar seu orçamento.

Vantagens de Forecast em vendas

Fazer Forecast em vendas não é muito difícil. E posso lhe dizer que ter uma previsão dos resultados será muito positivo dentro do planejamento de execução.

Portanto, você terá em mãos uma previsão de quantas vendas serão realizadas dentro de um período, listei abaixo 3 vantagens que terá com esse indicador.

Previsão de receita

Em primeiro lugar, quando se tem um Forecast de vendas bem montado o resultado de previsão de receita é bem mais claro e acessível. E isso ajuda no planejamento de investimentos ou corte de gastos. Isso ajuda os gestores e principalmente os vendedores que ganham comissões.

Monitoramento das expectativas

Sobretudo, você precisa monitorar as expectativas de vendas, pois além de você sua equipe tem que acompanhar o crescimento ou baixa. Levando sempre em conta as metas e as restrições de orçamento. Uma equipe bem alinhada ajudará no resultado final.

Descobrir o perfil do seu cliente

Como irá saber quem mais compra seus produtos e serviços? Simples, basta conhecer o perfil de seus clientes, analisando as compras, frequência e fidelidade. Portanto, com essa informação você conseguirá ser mais assertivo nas projeções de vendas e com isso ultrapassará as metas.

Conseguiu entender o que é Forecast e Budget? Caso não, assista o vídeo abaixo para tirar dúvidas e se gostar curta-o, e se inscreva no canal para ser notificados sobre novos vídeos.

Comentários

Comentários