Escolha uma Página

O que é Branding?

Branding, na sua definição mais mais simples e direta, significa “Gestão de Marcas”.

A gestão de uma marca está relacionada com a criação e a manutenção da confiança, o que implica no cumprimento de promessas.

Basicamente, um branding é formado por manual de identidade visual (logotipo, papelaria da marca, padrões de cores e publicitários), documentos analíticos (pesquisas de mercado, concorrência, público alvo, produto e entre outras), posicionamento da marca (saber os objetivos e como chegar neles) e construção multissensorial baseado nos 5 sentidos (visão, audição, paladar, olfato e tato).

Ou seja, construir uma marca é um trabalho muito sério e que deve ser planejado, por isso a gestão da marca (branding) é um item necessário para todos os tipos e perfis de empresa.

O que é logomarca? 

Muitas pessoas falam logomarca quando se referem ao logotipo de sua empresa. E, normalmente, são  imediatamente corrigidas por profissionais de marketing, ou publicitários, falando que este é um termo ilógico.

Semanticamente falando, logomarca não faz sentido. De origem grega, “logo” é definido como “palavra” e “significado”. Já o termo “marca”, que vem do germânico “marka”, também é definido como “significado”. Ou seja, o termo é construído por duas palavras com a mesmo sentido, o que o torna redundante, assim como “subir pra cima”, “descer lá embaixo” ou até “eu vou te falar pra você”.

Entretanto, existem dicionários que assumiram essa palavra em sua lista de significados. Eles explicam que logomarca é um conjunto formado pela representação gráfica do nome de determinada marca, em letras de traçado específico, fixo e característico (logotipo) e seu símbolo visual (figurativo ou emblemático).

Existem pessoas que defendem a existência do termo, por mais redundante que pareça na etimologia. O nome se torna mais popular (comercial), e segundo eles, representa uma junção do logotipo com a marca ou símbolo.

E o que é logotipo?

Não podemos deixar de explicar o significado de Logotipo, que é o termo mais aceitos por profissionais da área de marketing e publicidade, menos conhecido por clientes, mas bem mais aplicável no dia a dia.

Um logotipo é um gráfico e/ou a marca tipográfica que identifica sua empresa, sendo responsável por apresentá-la através de fontes e tipografias. Ele representa a missão, a visão, os valores, a forma como ela se posiciona no mercado e como ela quer se apresentar para os clientes.

Etimologicamente, logotipo é formado pela junção de “logo” (significado), como foi explicado acima, e “typos”, que significa símbolo ou figura. Assim, forma um símbolo visível de um conceito.

Veja o vídeo abaixo e entenda melhor a diferença!

Não se esqueça de se inscrever no nosso canal e conferir os nossos outros textos sobre marketing!