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Você sabe o que é briefing? Muitos empreendedores já sentem calafrios cada vez que um fornecedor ou parceiro pronuncia essa palavrinha.

Mas hoje o Canal do Consultor vai te mostrar como domar esse bicho de sete cabeças, que, no fim das contas, nem é tão bravo assim!

A primeira coisa que você deve entender é a função principal desse documento tão importante.

O briefing, basicamente, serve para orientar os trabalhos que serão feitos para sua empresa.

Mas como assim orientar? Como, por exemplo, nos seguintes serviços:

  • Um plano de marketing;
  • Um branding (identidade visual) ou apenas logotipo;
  • Uma campanha de publicidade;
  • Um website;
  • Ou qualquer outro tipo de projeto.

Isso é muito importante, pois, se você não disser o que você precisa e o que espera de um projeto, qual vai ser a possibilidade de atingir o seu objetivo? Provavelmente bem pequena.

Ou seja, é melhor não contar com a sorte! Por isso, utilize esse momento do briefing para contar tudo o que pode ajudar a conquistar um bom resultado.

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Agora você deve estar se perguntando: tá, mas contar tudo o quê?

É claro que cada empresa tem o seu modelo de briefing ideal, que é cuidadosamente montado para cada necessidade específica. Mas, em geral, você vai sempre responder perguntas sobre:

  • Quem é a empresa
  • Quais os seus produtos ou serviços
  • Qual o perfil dos seus clientes
  • Quem são seus concorrentes
  • Que tipo de trabalhos semelhantes você já fez
  • Quais são as regras que precisam ser seguidas
  • O que você espera desse trabalho
  • Quais as suas preferências
  • E por aí vai.

O que é importante ter em mente é que quanto mais claro você for, e quanto mais detalhes puder oferecer, melhor.

Por isso, seja sincero. Descreva exatamente o que você espera. E, por fim, coloque o máximo de referências que puder.

Não tem problema se ficar muito extenso. Neste caso, é melhor pecar pelo excesso do que pela falta de informações!

Caso surjam dúvidas sobre as perguntas, não tenha medo de ligar para o seu contato e conversar sobre elas. Isso com certeza vai ser bom para os dois lados.

É claro que, com a correria do dia a dia e os prazos apertados dos projetos, a tendência é querer responder logo e já ir direto para a próxima fase. Mas é sempre bom pensar direitinho nas respostas, mesmo que isso signifique que vai demorar um pouco mais para entregar.

No fim das contas, você vai ver que o trabalho valeu a pena.

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O que a ausência do briefing pode causar?

Sem as informações do briefing, a equipe não sabe ao certo o que precisa ser feito e, com isso, a chance de errar é bem grande. Consequentemente, você pode acabar caindo nos temidos retrabalhos.

Estes são os carmas que atrasam a entrega do projeto e desgastam completamente a relação comercial entre a sua empresa o fornecedor.

Além disso, por não conhecer a sua empresa e as suas necessidades, a equipe de desenvolvimento vai trabalhar um pouco a esmo, criando o que acreditam ser o que você espera. Entretanto, dificilmente vão acertar na mosca. E, como consequencia, o resultado pode te decepcionar.

É claro que nem tudo estará perdido. Na maioria dos casos, se não deu certo na primeira tentativa o processo volta ao inicio.

E esse é o famoso retrabalho, que vai se repetir até que o trabalho final corresponda às expectativas. O grande problema é que esse acerto pode demorar.

Dessa forma, a sucessão de erros vai causar um grande stress para você e para todos os envolvidos no processo. Isso sem falar nos prejuízos que a demora na entrega pode causar. Isso pode permitir, por exemplo, que um concorrente saia na sua frente em determinada ação.

Conclusão

Agora, quando alguém lhe disser que precisa fazer um briefing você já sabe o que fazer. Por isso, prepare bem as suas respostas. Peça ajuda sempre que precisar. E, acima de tudo, cuide com carrinho desse documento que será o seu primeiro passo rumo a um projeto bem sucedido!

Veja abaixo um vídeo explicativo sobre o tema.

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